quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Saliva de morcego poderá tratar vítimas de AVC


Investigadores britânicos estão a realizar testes com saliva de morcegos-vampiro para tratar vítimas de Acidente Vascular Cerebral.
 
foto DR
Saliva de morcego poderá tratar vítimas de AVC
Saliva de morcego pode ajudar doentes com AVC
 
Especialistas do Hospital da Universidade de North Staffordshire, na Grã-Bretanha, estão entre os pioneiros no tratamento de AVC e estão a desenvolver um novo medicamento que utiliza uma proteína presente na saliva dos morcegos-vampiro para dissolver coágulos no cérebro.
Os cientistas estudam a saliva do morcego-vampiro devido à capacidade que ela tem de tornar o sangue das vítimas fino o suficiente para que eles possam absorvê-lo.
O novo medicamento derivado da saliva de morcego-vampiro, chamado desmoteplase, pode ser administrado nos doentes até nove horas após o AVC ter sido registado, segundo a BBC.
Actualmente, vítimas de AVC precisam de receber medicamentos capazes de dissolver os coágulos até quatro horas, no máximo, após ter ocorrido o derrame para ter o efeito desejado.
O medicamento já foi testado em duas pessoas e está a ser considerado, pelos investigadores, como o maior avanço no tratamento de acidentes vasculares cerebrais nos últimos 20 anos.
Postado no Jornal de Notícias em 05.09.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário