quinta-feira, 15 de março de 2012

Aplicativo Brasil Hoje agora em versão web

Site reúne em um mesmo ambiente indicadores sociais produzidos por diversos institutos de pesquisas nacionais
Já está no ar a versão online do aplicativo Brasil Hoje. O site, resultado de parceria entre Fundação Itaú Social, Unicef e Cenpec, reúne indicadores sociais produzidos por diversos institutos de pesquisas nacionais, como IBGE, Inep e Ipea, com o objetivo de facilitar ao acesso e a análise dessas informações. Os indicadores estão organizados por dimensão (Assistência Social, Condições de vida, Educação, Finanças, Infraestrutura, População e Saúde) e por município. É possível produzir relatórios agregando diferentes indicadores, observá-los em séries históricas e estabelecendo comparações com outros municípios.

Lançado em 2007 no âmbito do Programa Melhoria da Educação no Município, o aplicativo surgiu como uma ferramenta de apoio aos municípios participantes das formações para construção do diagnóstico local. “Por essa razão, sempre teve como foco principal os dados educacionais, mas disponibilizando também outros indicadores, uma vez que um diagnóstico municipal deve considerar outros dados relevantes, relacionados a áreas como assistência social, saúde, entre outras”, explica a técnica Elaine Teixeira, da equipe do Brasil Hoje.

Inicialmente disseminado no âmbito dos municípios participantes do Melhoria e entre os projetos da casa, o aplicativo foi se difundindo e sua atuação se expandiu. A equipe do projeto passou a atender demandas por ações de formação para gestores e técnicos de secretarias de outros municípios. Só nos últimos dois anos, em torno de 2500 pessoas de mais de 500 municípios participaram de encontros formativos de 4 horas e em apresentações do sistema em ações de disseminação realizados pelos parceiros.

Site Brasil Hoje

Atualizado periodicamente, o aplicativo chegou a ter sete versões desktop. “O volume de dados do sistema desktop inviabilizou as atualizações automáticas, que levavam até 12 horas para se completar. Daí surgiu a ideia de ter uma versão web do Brasil Hoje”, conta o técnico Evandro Teodoro, da equipe do Brasil Hoje.

O novo formato, além de agilizar as atualizações, facilita o acesso, uma vez que dispensa instalação no computador, e elimina problemas de incompatibilidade com sistemas operacionais, eventualmente observados na versão desktop.

“A ideia é que ele seja simples, de fácil acesso e atinja a todos os públicos, desde um pesquisador, que queira dados mais minuciosos, até um gestor, técnico de secretaria que precise somente de um dado do seu município”, explica o técnico.

Para esse ano, a meta é aprimorar o aplicativo, divulgá-lo nesse novo formato entre os técnicos, gestores e professores que já tiveram contato com a ferramenta e também buscar novos usuários.

Está sendo analisada ainda a realização de um curso online do uso da ferramenta. “É uma proposta decorrente do resultado das avaliações das formações. Os participantes em geral das formações se queixam que ela é muito rápida, porque eles precisam aprender a manusear, entender o funcionamento da ferramenta, e ao mesmo tempo querem discutir mais as questões conceituais, que nós só conseguimos abordar superficialmente”, comenta Elaine.

“O objetivo é replicar de forma mais consistente toda essa nossa bagagem da formação presencial em uma formação mais profunda em EAD”, complementa Teodoro.
Por Fabiana Hiromi/Portal Cenpec

Nenhum comentário:

Postar um comentário