terça-feira, 10 de abril de 2012

Congresso de Psicologia em Portugal conta com participação do CFP


1º Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses
1º Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ampliar 
Acontece este ano o 1º Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses, a ser realizado em Lisboa, no Centro Cultural de Belém, de 18 a 21 de abril. O Conselho Federal de Psicologia (CFP) participará do evento apresentando assuntos de destaques que perpassam a Psicologia brasileira.
Com o tema “Afirmar os Psicólogos”, o congresso pretende ser um espaço diferente e útil, que facilite as redes de contatos e parcerias e divulgue o que há de melhor na Psicologia de Portugal atualmente.
A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) é a entidade responsável pelo controle do exercício e acesso à profissão de psicólogo, além da elaboração de normas técnicas e deontológicas respectivas. A OPP exerce o poder disciplinar sobre os seus membros, no quadro de um regime disciplinar autônomo.
Segundo a assessoria jurídica do CFP, a OPP assemelha-se muito à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Além de atuar como órgão que fiscaliza o exercício profissional, ambos defendem o interesse geral desses profissionais.
CFP na OPP
Diversos conselheiros e representantes do CFP irão ministrar palestras e participar de mesas de discussão durante o congresso. O objetivo é levar para Portugal assuntos que fazem parte do cotidiano da Psicologia no Brasil, tais como Psicologia e Políticas Públicas, Reforma Psiquiátrica, Política da Criança e do Adolescente, Sistema Único de Saúde, HIV/AIDS, Avaliação Psicológica, Direitos Humanos, entre outros.
Para a conselheira Monalisa Barros, a participação do CFP no Congresso faz parte da aproximação entre países lusófonos que tenham instituições representativas de psicólogos. “No período que estivermos participando do Congresso, iremos formalizar um termo de cooperação internacional entre Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde e Moçambique”, explica. O objetivo do termo de cooperação é promover intercâmbio entre os propósitos da Psicologia desses países favorecendo o crescimento e expansão do desenvolvimento da Psicologia com a troca de experiências.
SERVIÇOEVENTO: 1º Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses
DATA: 18 a 21 de abril
SITE: www.congresso.ordemdospsicologos.pt
EMAIL: congresso@ordemdospsicologos.pt
FACEBOOK: Congresso Afirmar os Psicólogos
TWITTER: CongressoOPP
Por Psicologiaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário