quinta-feira, 2 de março de 2017

O fenômeno do desaparecimento de idiomas e suas explicações

Unesco estima que 2,5 mil idiomas têm sua existência ameaçada. Mais de 200 idiomas foram extintos desde os anos 1950,


Das 6 mil línguas existentes no mundo, em breve quase metade poderá estar extinta, estima Unesco. Embora globalização seja um dos fatores negativos, internet pode ajudar na preservação. Por todo o mundo há idiomas ameaçados de extinção. Seja na Alemanha, onde o baixo-sórbio só é falado por 7 mil pessoas; ou na América do Norte, onde só 250 nativos ainda utilizam o cayuga, sua língua materna. Na Austrália, o dalabon é preservado por apenas 11 pessoas – ou talvez menos, já que o último censo data de mais de dez anos.
Com o Dia Internacional da Língua Materna, a ONU procura ressaltar todos os anos a importância da diversidade linguística. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) calcula que existam cerca de 6 mil idiomas no mundo, dos quais 2.500 têm sua existência ameaçada.
"Um sinal bem óbvio de perigo é quando os pais não falam mais a própria língua com os filhos", explica Katharina Haude, pesquisadora do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), em Paris, e vice-presidente honorária da Sociedade Alemã de Idiomas Ameaçados.
Haude observou esse fenômeno na América Latina. Ao longo de dez anos, ela viajou regularmente para Santa Ana del Yacuma, no norte da Bolívia. Na cidade de 12 mil habitantes vivem os últimos 1.500 falantes da língua indígena movima, a maioria deles acima dos 70 anos de idade.
Idiomas nativos como esse, não documentados por escrito, estão especialmente ameaçados. Segundo Haude, o desaparecimento das línguas faladas por pequenos grupos na Bolívia, como o movima, está também relacionado à ampliação do sistema escolar.
"Nos anos 50 anos, foram construídas escolas na Bolívia em que só se ensinava espanhol", o que levou os genitores a deixarem de praticar a própria língua com os filhos. Só com a reforma do ensino, as 30 línguas indígenas do país retornaram às escolas, em 1994, recuperando em parte seu prestígio.
Internet como esperança
Os linguistas têm diferentes explicações para o declínio de certos idiomas. "Um fator é, seguramente, a globalização", afirma Paul Trilsbeek, diretor do Arquivo Multimídia de Idiomas Ameaçados do Instituto Max Planck de Psicolinguística, em Nimwegen, Holanda.
"As pessoas pensam que terão melhores chances na vida se falarem línguas mais difundidas", aponta. Outro fator é a migração continuada das zonas rurais para as grandes cidades.
Segundo a Unesco, mais de 200 idiomas foram extintos desde os anos 1950. E, de acordo com Trilsbeek, "nas últimas décadas o número das línguas desaparecidas parece ter aumentado".
Para reunir os registros em áudio e vídeo que compõem o arquivo digital dirigido por ele, pesquisadores viajaram durante dez anos aos locais mais distantes do mundo, a fim de contatar os habitantes cuja língua materna estava sob risco de extinção.
"A meta do projeto era documentar para pesquisa os idiomas ameaçados, mas o arquivo também pode ser importante para as comunidades linguísticas", explica Trilsbeek. Contudo, isso não basta para reavivar um idioma em extinção.
"Em primeiro lugar, é preciso criar uma nova motivação para que se transmita a língua às gerações subsequentes", diz o diretor do arquivo.
O fato de cada vez mais pessoas terem smartphones e acesso à internet se tornou um aliado nessa luta, aponta. "Desse modo, há também cada vez mais línguas indígenas online, por exemplo no YouTube. Isso também poderá ajudar a preservar as diferentes línguas."
Por Sina Grotefels, Deutsche Welle/G1 Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário