segunda-feira, 24 de abril de 2017

Suécia tem primeiro shopping de produtos reaproveitados

Localizado na cidade de Eskilstuna, o ReTuna Återbruksgalleria é o primeiro e único shopping do mundo dedicado somente à venda de produtos reciclados

retuna-shopping-de-reciclaveis-suecia (Foto: Reprodução/ReTuna)

A cada dia que passa, as pessoas estão ficando mais conscientes em relação ao lixo que produzem. Todos os dias surgem novas campanhas sustentáveis alertando para o que antes era considerado descartável, agora pode se tornar uma nova peça.
Na cidade de Eskilstuna, na Suécia, existe um shopping inteiro com lojas que oferecem apenas produtos reaproveitados. Eles podem ser sustentáveis, reciclados ou upcycled (processo de transformar resíduos, produtos descartáveis ou indesejáveis em novos materiais ou produtos de maior valor, uso ou qualidade).
Chamado ReTuna Återbruksgalleria, o shopping funciona da seguinte forma: as pessoas doam itens e uma empresa social os classifica, restaura e distribui no centro comercial. Atualmente, são 14 lojas com diferentes tipos de produtos, desde roupas até materiais de construção e acessórios para a casa, além de um café que serve apenas comida orgânica.
Inaugurado em agosto de 2015, o shopping tem como objetivo explorar uma forma mais sustentável de fazer compras, ajudando na preservação do meio ambiente. “A sustentabilidade não é somente sobre guardar e consumir menos, mas fazer mais com os recursos que já temos”, afirma uma nota no site oficial do ReTuna.
 Por Mariana Lourenço com Julyana Oliveira/Casa e Jardim


Nenhum comentário:

Postar um comentário