quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Por que a semana tem sete dias?

Em latim, Domingo significa “o dia do senhor”.
Em latim, Domingo significa “o dia do senhor”.


Diversas teorias tentam explicar por que a semana tem sete dias.


Você já parou para pensar por que a semana tem sete dias, e não seis ou oito? O Brasil Escola desvenda agora mesmo esse mistério e, de quebra, conta a origem dos nomes dos dias… Vamos lá!
Há várias teorias que explicam como sete dias formam uma semana. De acordo com a História, por exemplo, juntar sete dias e chamá-los de semana vem da Babilônia, na Mesopotâmia. Os povos dessa região resolveram homenagear sete componentes do Sistema Solar que eram conhecidos até então: a Lua, o Sol e os planetas Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus e Saturno.
Há também a explicação de que uma semana tem sete dias porque esse seria o tempo mais próximo da alternância entre as fases da lua. Existe, ainda, a teoria por meio da qual se considera que Deus criou o dia em seis dias e descansou no último, totalizando sete.

Dias da semana
Como já mencionado, os romanos, seguindo a Astrologia, denominaram cada um dos sete dias de acordo com os astros do Sistema Solar. Sendo assim, em português, temos:
Dies Solis (Dia do Sol)
Dies Lunae (Dia da Lua)
Dies Martis (Dia de Marte)
Dies Mercuri (Dia de Mercúrio)
Dies Iovis (Dia de Júpiter)
Dies Veneris (Dia de Vénus)
Dies Saturni (Dia de Saturno)
Na língua espanhola, a homenagem é a mesma. Por exemplo, Lunes (segunda-feira) faz referência à lua. Os demais dias são: Martes, Miércoles, Jueves, Viernes, Sábado e Domingo.
Em inglês, os dias da semana também homenageiam o Sistema Solar. Monday (segunda-feira) lembra “moon”, que significa lua. Sunday (domingo), Sol; e Saturday (sábado), Saturno. Os demais dias são Tuesday, Wednesday, Thursday e Friday, estes sem ligação com o Sistema Solar.
Alguns dias da semana homenageiam o Sistema Solar
Alguns dias da semana homenageiam o Sistema Solar
Agora a pergunta é: por que no português usamos a palavra feira?
Ela é usada porque, na semana da Páscoa, apesar de todos os dias serem feriados, funcionavam feiras. Desse modo, seria prima-feira (primeiro dia da semana, o domingo), secunda-feira (segunda-feira) e assim por diante.
Outra explicação é que, no início do Cristianismo, as pessoas não tinham muitas opções profissionais, então, dedicavam o tempo às orações. Os dias em que se orava eram chamados de feriaes ou feriados.

Fim de semana
Os dias que compõem o fim de semana também receberam denominações dos romanos. Sábado é considerado o dia de Saturno. Também advém de sabbath, que significa “descansar”. Para os judeus, o sabbath é considerado o dia de descanso.
Por outro lado, o domingo, conforme o latim, chamava-se solis dies, “dia do Sol”, mas os cristãos mudaram esse nome para dominica, que significa “dia do senhor” (dies dominus).

Por Silvia Tancredi
Equipe Brasil Escola
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
TANCREDI, Silvia. "Por que a semana tem sete dias?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/por-que-semana-tem-sete-dias.htm>. Acesso em 25 de janeiro de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário